Chuunin Shiken
Após alguns anos, na Vila Oculta da Folha é organizado mais um Exame Chuunin. Este exame consiste em, através de diversos desafios escolher um genin para se tornar um chuunin. Genin são os ninjas que saíram da academia, e ao serem promovidos a chuunin poderão liderar outros ninjas para as missões da vila. Pois bem, Gaara agora com 12 anos juntamente com seus irmãos Temari e Kankorou, são inscritos neste exame. Sua primeira aparição em Konoha (Vila Oculta da Folha) é quando seus irmãos arranjam confusão com Naruto, Sasuke, Sakura e Konohamaruno. Kankurou ameaça ferir Konohomaru enquanto Naruto e Sakura nada podem fazer. Eis que chega Sasuke comprando briga com ele, mas Gaara surge e intervém na situação, pedindo desculpas pelos atos de seus irmãos mais velhos.
Na primeira prova do Exame Chuunin, os genins se deparam com uma prova escrita com 9 questões. A décima seria lida mais tarde pelo examinador. O objetivo do teste era recolher as informações necessárias para responder as questões, já que aparentemente eram questões difíceis demais para genins. Para isso, entre os genins haviam certas pessoas que continham as respostas. Gaara usufruindo de uma das suas habilidades, cria um "terceiro olho" para olhar para a prova de uma dessas pessoas. Com isso ele consegue passar do teste, já que para passar era necessário apenas ir até o fim sem desistir da prova.
Já na segunda prova, eles teriam que atravessar uma perigosíssima floresta também conhecida como "Floresta da Morte". A examinadora era Mitarashi Anko, e o objetivo desta prova era chegar na torre principal situada no centro da floresta. Mas para passar era necessário que cada grupo chegasse na torre com dois pergaminhos: Pergaminho do Céu e Pergaminho da Terra. Só que cada grupo recebeu apenas um deles, ou seja, teria que derrotar um outro trio e adquirir o pergaminho certo para passar. Gaara junto com seus irmãos são os primeiros a chegar, sem nenhum arranhão e em um tempo recorde.
Na terceira fase, visto que ainda sim havia muitos que conseguiram chegar, propuseram batalhas 1x1 entre eles. Assim diminuiria o número de genins e facilitaria para a terceira fase. A luta de Gaara foi a penúltima, onde lutou contra um exímio lutador de taijutsu, Rock Lee. Por utilizar a areia a seu belo prazer e ter uma armadura de areia quase impenetravel, Gaara iniciou a luta em vantagem, visto que poderia se defender dos ataques físicos de Lee. Mas este virou a luta, ao aumentar incrivelmente sua velocidade e portanto podendo atingir Gaara diversas vezes e danificar sua armadura. Mas no fim a vitória foi dada a Gaara, quando o sensei de Lee interveio na luta protegendo seu aluno de um ataque devastador de Gaara, após Lee ter usado a Lótus Oculta. Depois na final ele luta contra Sasuke, mas Gaara começa a despertar o Shukaku mostrando o verdadeiro motivo de estar alí com seus irmãos: Uma guerra entre o País do Vento e o País do Fogo. A missão acaba falhando, pois Gaara quer continuar lutando contra Sasuke para matá-lo e provar sua existência, mas Naruto chega com os outros mandados por Kakashi e invocando Gamabunta com uma parte do chakra da Kyuubi consegue despertar Gaara que havia usado o Tanuki Neiri no Jutsu para despertar completamente o Shukaku, assim, ambos ficam sem chakra e Gaara para de lutar, pois havia decidido "brincar" com Naruto antes de matar à todos, esperando que Naruto fugisse,mas Naruto não fugiu mostrando a Gaara o que é amor ao tentar defender seus amigos, Sasuke e Sakura.